Marcadores

domingo, 5 de agosto de 2012

8ª Série - Guerra Fria



A guerra Fria (1945-1991) foi o período que representou a bipolarização mundial. Foi, na verdade, um grande conflito psicológico, uma guerra não declarada! De um lado os Estados Unidos buscava implantar o sistema capitalista em outros países. De outro, a União Soviética tentava ampliar o socialismo e conquistar mais aliados.

Como o objetivo principal da guerra era a conquista de novos aliados, os Estados Unidos lança o plano do General George Marshall (plano Marshall), que promovia empréstimos a países capitalistas com juros reduzidos e possibilidade de pagamento em longo prazo.

A Alemanha que passava por grandes dificuldades provocadas por duas grandes guerras vivia uma dicotomia: A parte oriental defendia os ideais socialistas, enquanto a área ocidental tendia ao capitalismo.

Em 1961 foi construído o maior símbolo da Guerra Fria: O muro de Berlim, destruído apenas em 1989. Seu escopo era segregar Alemanha oriental da ocidental.  Começa nos dois blocos a corrida armamentista. EUA e URSS enveredam uma disputa para provar ao mundo  quem, de fato, detinha a superioridade bélica.

Reconhecendo a grande ameaça da produção de artefatos capazes de exterminar a raça humana, o conflito ganha um novo rumo e a tecnologia passa a ser o enfoque da disputa. Em 1957 o socialismo sai na frente lançando o primeiro satélite artificial. Por vez, em 20 de julho de 1969 o norte-americano Neil Armstron enfinca a bandeira dos EUA na lua, muito embora diversas conspirações afirmem que homem não estivera em solo lunar naquela época, e que todas as imagens produzidas haviam sido produzidas em estúdios. (Luis Felipe Cavalcanti)

Para refletir

1º) Se houvesse um plebiscito para oficialização de um sistema econômico-social brasileiro, qual você optaria: socialismo ou capitalismo? Por quê?

2º) Você acredita que o homem esteve na lua em 1969 ou tudo não passou de uma farsa norte-americana?

8 comentários:

  1. Capitalismo - Vou fazer um suposição: Eu estudo bastante, trabalho muito para ter um vida digna e uma outra pessoa que não faz nada da vida vai ter a mesma condição financeira que eu? Sobre o meu conceito isso não é justo. O capitalismo cada um ganha de acordo com o seu cargo no local de trabalho. Esse sistema econômico também abre o país para novidades no mercado tecnológico, financeiro entre inúmeras coisas.

    ResponderExcluir
  2. 2º Questão: Como o texto diz exitem varias conspirações de que o homem não foi a lua. Mas com toda tecnologia que tem o governo Norte-Americano e que já tinha naquela época isso pode ter sim ocorrido. Então minha resposta é sim, o homem pisou em solo lunar.

    ResponderExcluir
  3. O capitalismo nunca foi um sistema justo, e aceitá-lo seria confirmar as desigualdades sociais e reafirmar as injustiças. 8ª série

    ResponderExcluir
  4. 1ºQuestão: O capitalismo. Pois, esse sistema colaboraria bastante para o desenvolvimento econômico do país. Ao estrabelecer relações comerciais com outros países o Brasil não estará apenas trazendo melhores e mais inovados produtos a seus consummidores como também facilitará a relação dos brasileiros com outros povos, de diferentes lugares. Porém, é importante também identificar os pontos negativos do capitalismo, pois nem sempre esse sistema favorece a todos igualmente(não é à toa que uma das suas principais características é a desigualdade). Sendo assim, como as principais características do capitalismo é incentivar o consumismo(que não é uma coisa boa) e obter lucros, seria importante tomar muito cuidado para ela não tornar o Brasil ainda mais desigual. (Luana Teresa M. Da Silva)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Luana Teresa;)
    Gostei muito do seu comentário!!!
    (Rannyelly L.M.S.)

    ResponderExcluir
  6. O Capitalismo e o Socialismo , ambos tem seu ponto positivo e negativo , mais basicamente o capitalismo é o qual predomina em nosso País .
    No capitalismo temos o direito de liberdade de produção, compra e venda, estímulo à competitividade, progresso e tecnologia .
    Mais dentro desses pontos positivos existem seus pontos negativos que é a permissivo à injustiça social , desigualdade social,classe social . Quem é rico pode facilmente ficar mais rico .
    Os pontos positivos do socialismo é que nele não há pobreza,e nem desemprego,todos vivem em uma sociedade igual,com melhores escolas,e hospitais públicos,e com uma infraestrutura bem cuidada.
    Os pontos negativos São que não há como cada habitante se tornar rico,e nesse tipo de sociedade não existe concorrência,sem concorrência a qualidade dos produtos caem.
    Então em meu ponto de vista , eu prefiro o capitalismo , que é o que predomina em nosso País.

    ResponderExcluir
  7. 1º) eu optaria pelo capitalismo , pois tem uma ideologia crescente e de maior apelo popular , fazendo com o que as pessoas despertem a ideia de liberdade econômica conquistando ideias e valores sociedade, por isso eu sou a favor do capitalismo , porém o ponto negativo de tudo isso são as desigualdades sociais que resulta um crescimento lento em países subdesenvolvidos como o Brasil.

    2º) Eu acredito , pois a tecnologia já nos provou ,muitas coisas que para a sociedade seriam impossíveis , por isso eu acredito sim que o homem já foi a lua .

    ResponderExcluir
  8. 1)eu optaria pelo capitalismo pois tem uma ideologia mais desenvolvida e a forma que ela apresenta é organizada, e as condições de sobrevivência da população é melhor estruturada mas como tudo tem um lado ruim da situação por fim o pior é a desigualdade do mundo em relação a distribuição de renda está piorando cada vez mais .

    2)sim , pois nós que já conhecemos temos tantas provas que o homem foi a lua, até porque passa até hoje noticiários e imagens desse fato.

    ResponderExcluir