Marcadores

terça-feira, 7 de agosto de 2012

6ª Série – Mudanças no sistema feudal




         

                  As inovações técnicas surgidas no início do século XI favoreceram a migração feudal. Não era mais preciso que tantas pessoas trabalhassem nos campos, uma vez que ferramentas, consideradas hoje obsoletas, foram determinantes para a mudança no estilo de vida europeu. A quantidade dos alimentos aumentou, e com isso a qualidade de vida das pessoas também! No entanto, as cidades não estavam preparadas para receber um contingente tão grande de pessoas, e logo os problemas começariam a surgir! O grupo social mais rico não gostava nada de saber que vários retirantes feudais se aproximavam, ocasião em que decidiram habitar uma região mais afastada, denominada burgo. Daí o nome burguesia, utilizado para designar as pessoas com melhores condições financeiras.

Feiras que duravam de 15 a 60 dias serviram para que pessoas de vários lugares da Europa e da Ásia pudessem comercializar, e é nesse período que surge a figura do cambista, pessoa responsável pela troca de moedas de países diferentes, uma vez que não fazia sentido que um comerciante francês recebesse a moeda de um comprador indiano na aquisição da mercadoria. Depois, esse cambista começou a emprestar dinheiro a juros, sobretudo porque algumas moedas sofriam uma notória desvalorização. Esse empréstimo era feito no banco da feira, por isso o cambista posteriormente passou a ser chamado de banqueiro.

Os habitantes da cidade não gostavam desse fluxo migratório, principalmente porque os camponeses se viam obrigados a aprender um ofício (trabalho) compatível com as necessidades da cidade, aumentando, assim, a concorrência entre os comerciantes locais. Logo surgiram as corporações profissionais (associações de trabalhadores de uma mesma categoria) que tinham por objetivo regular a quantidade, qualidade e preço dos utensílios produzidos. Só podia trabalhar quem fizesse parte das corporações profissionais.

 Bento de Núrsia fazia parte do clero, mas não estava satisfeito com a realidade do grupo: os padres estavam vivendo cada vez mais uma vida supérflua de ócio, por isso criou os votos de São Bento, segundo o qual os monges deveriam declarar votos de pobreza, obediência e castidade. Mais tarde várias doenças surgiram dizimando cerca de 1/3 da população das cidades, sobretudo a doença causada pela peste negra/bubônica, causada pela pulga do rato negro indiano.


 _________________________________________________________________________________
Para refletir

1º) É nesse período que começam os movimentos de cruzadas. Elabore um texto sobre as cruzadas, falando, sobretudo, a respeito de suas causas e consequências. 

2 comentários:

  1. NAQUELE TEMPO NÃO TINHA HIGIENE COMO TEM AGORA, POR EXEMPLO:
    NÓS TOMAMOS DE 2 A 3 BANHOS POR DIA, E ELES SÓ TOMAVAM DE 1 A 2 POR
    ANO.
    POR QUE ELES PENSAVAM QUE TOMAR BANHO FAZIA MAL.E TAMBÉM A HIGIENE DOS PRATOS E COLHERES, APÓS COMER ELES NÃO LAVAVAM O PRATO COM SABÃO, SÓ PEGAVA UM PANO E RETIRAVA O ECESSO DE COMIDA. E POR FALTA DE HIGIENE VÁRIAS PESSOAS ESTAVAM MORENDO POR CAUSA DE UMA DOENÇA, MAIS ESTA DOENÇA SÓ PARALISAVA AS PESSOAS, E OS OUTROS ENTERRAVAM PENSANDO QUE ESTAVA MORTO, MAIS ESTAVA VIVO.
    E ELES NÃO TINHAM COSTUME DE ESCOVAR OS DENTES E OS DENTES FICAVAM PRETOS E PODRES É POR ISSO QUE ELES NÃO TIRAM FOTOS SORRINDO SOMENTE SÉRIOS.
    E AS PESSOAS TAMBÉM MORRIAM COM A PULGA DO RATO PRETO, A PULGA PASSAVA DELE PARA A PESSOA E PENETRAVA NA PELE DA PESSOA, E
    FAZIAM CAROSSOS NA PELE, E DEPOIS DE UMA SEMANA MORRIA.


    ALUNO: ALVARO ARLINDO DA SILVA.
    SÉRIE: 6ª ''A''.

    ResponderExcluir
  2. o banho naquela epoca era um ou dois por ano ; quando estava aquele dia mais quente eles saiam de casa e quando encontravam um rio ou agua corente eles enchiam uma banhera e todos iriam tomar banho na agua ; primeiro o patriaca depois a matriaca e depois os filhos ; quando acabavam o banho as mulheres aproveitavam para se casarem por que com o banho diminuia mais o mau cheiro; O buquê de flores naquela epoca era para diminuir o mau cheiro das axilas.
    Higiene bucal como era dificil agua eles naõ lavavam os dentes os dentes deles ficavam pretos totalmente pretos nas fotos eles naõ soriam só ficavam serios. Por isso os pratos de ferro naõ eram lavados só era pasado pano. (Eduardo José - 6º A)

    ResponderExcluir